07/05/2018 – DIRIJA SEM DESCULPAS 2018

Maio começou e com ele iniciamos uma nova fase da campanha Dirija Sem Desculpas, criada em 2017 para aderir ao movimento Maio Amarelo, que mobiliza pessoas do mundo inteiro em prol de um trânsito mais seguro. Em 2018, a campanha do Centro Ortopédico Ipiranga (COI) mostra as atitudes erradas de motoristas ao volante e alerta: no trânsito, não seja essa pessoa.

Há 30 anos atendendo a vítimas de acidentes de trânsito, o traumatologista Dr. Paulo Roberto Barbosa — diretor do COI — revela que as sequelas vão muito além do corpo. “São três décadas da minha vida dedicadas ao tratamento das lesões do sistema músculo-esquelético. Já vi praticamente todo tipo de acidente. Vi também o sofrimento de muitos — seja pela lesão, pela recuperação ou pela perda. Até hoje tudo isso nos choca e faz com que fiquemos muito sentidos com o sofrimento humano. Saber que a maioria desses acidentes poderia ser evitada nos traumatiza muito também”, confessa Dr. Paulo.

Por que maio?

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Em 2017, preocupados com o alto índice de acidentes no trânsito e vivenciando o dia a dia dos principais hospitais no Rio de Janeiro, especialistas do COI se uniram e lançaram a campanha “Dirija Sem Desculpas”. Na época, a ação fez um alerta para quem sempre justifica seus erros ao volante após provocar um acidente.

O resultado foi excelente: mais de 10 milhões de pessoas alcançadas nas Redes Sociais,milhares de compartilhamentos do vídeo oficial e destaque no relatório oficial do movimento em 2017.

Em 2018 demos continuidade à campanha de conscientização e, durante todo o mês teremos ações nas Redes Sociais e também junto aos nossos pacientes. Nosso mote atual é: DIRIJA SEM DESCULPAS — NO TRÂNSITO, NÃO SEJA ESSA PESSOA. Confira abaixo as peças oficiais:

Saiba mais sobre o movimento Maio Amarelo em www.maioamarelo.com.

 

ACIDENTES E INFRAÇÕES EM NÚMEROS

Período de janeiro a março de 2018

Seguro DPVAT
+87 mil indenizações
72% por invalidez permanente

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL
Mortes: 828 pessoas
Feridos: 19.153 pessoas

DETRAN/RJ
Infração: CONDUTOR OU PASSAGEIRO SEM CINTO DE SEGURANCA
Total: 22.170 autuações

Infosiga SP

1.206 óbitos no trânsito paulista.

Trânsito é a principal causa de morte acidental entre crianças de zero a 14 anos no Brasil — Entre 2014 e 2015, houve uma redução nessas ocorrências, mas números ainda são preocupantes.

Homens motociclistas são as maiores vítimas do trânsito

Fonte: https://www.centroortopedicoipiranga.com.br/single-post/DIRIJA-SEM-DESCULPAS-2018