28/07/2018 – O que é Freio Retarder Solução Eficiente e Segura

A qualidade do equipamento usado em um veículo é muito importante. Especialmente em relação aos mais pesados, como caminhões. Se certas peças não são escolhidas com cuidado, o risco de acidentes e custo com manutenção aumentam muito. Um desses componentes que não pode faltar em um veículo é o freio RETARDER.

De forma simples, o retarder é um equipamento extra incorporado aos cardans do veículo, auxiliando no processo de frenagem. Se sua instalação e manutenção forem feitas corretamente, este equipamento pode proporcionar vários benefícios ao caminhão ou ônibus em questão.

Se você se capacitar como mecânico ou motorista e conhecer os benefícios dessa peça, pode usar esse conhecimento para oferecer um melhor serviço ao seu cliente.

Para explicar melhor o tema, trouxemos aqui 4 vantagens que o freio retarder traz para o veículo, tanto para o motorista e quanto para o seu trabalho. Confira:

Maior durabilidade dos componentes

Uma das principais fontes de desgaste de um veículo pesado é o constante “anda e para” que costuma ocorrer no trânsito das grandes cidades. A repetição da pressão tende a prejudicar os freios, o que aumenta o risco de acidentes ou, no mínimo, dificulta o trabalho de manobrar o veículo.

Com a instalação do retarder, há uma distribuição adequada dessa força em todas as rodas, tornando a parada mais suave. Isso reduz a pressão nos freios, o que também diminui seu desgaste.

E como esse tipo de veículo costuma ser uma ferramenta de trabalho, menos tempo na oficina é melhor para o cliente. Oferecendo equipamento de melhor qualidade, você tem mais chances de fidelizar um cliente.

Frenagem mais eficiente para veículos pesados

O principal objetivo desta peça é atuar como freio auxiliar para o veículo. Ele ajuda a diminuir o número de rotações do motor, o que reduz a força necessária para parar. Uma forma simples de economizar as peças.

Com essa estrutura, o freio retarder permite que um veículo pesado mude de velocidade mais rápido e de forma mais eficiente. Considerando que este tipo de veículo já é bem difícil de manobrar e guiar, qualquer forma extra de auxílio será bem-vinda para o motorista.

Manutenção mais fácil e rápida

Outra qualidade do retarder é que ele permite uma instalação e manutenção mais ágeis, o que é benéfico tanto para você quanto para seus clientes. Como a peça atua diretamente nos eixos cardans, ela fica mais acessível para você, poupando seu tempo de trabalho ao longo do dia.

Além disso, como esse equipamento poupa o desgaste das correias, freios e outras peças, você terá que lidar com elas com menos frequência. Isso significa serviços de manutenção mais rápidos e menor risco de defeito nas estradas.

Adequação aos ambientes urbanos

Como já mencionamos, o freio retarder ajuda a lidar com as constantes trocas de velocidade que um veículo pesado tem que fazer dentro das grandes cidades. Isso sem falar em ladeiras e curvas mais fechadas. Ter um sistema que facilite o trabalho de dirigir poupa muita dor de cabeça e tempo de serviço dos motoristas.

Agora que você entende as vantagens do freio retarder, terá argumentos para indicá-lo aos seus clientes. Que tal apresentar essas soluções para mais pessoas? Basta compartilhar este artigo em suas redes sociais e mostrar como este equipamento pode beneficiar um veículo pesado!